Início - A Tcop - Apresentação
 
 
A Tcop - Apresentação

A TCOP – Técnicas de Combate de Orientação Policial, é uma associação independente portuguesa, que foi legalmente constituída a 12 de Maio de 2010 no Registo Nacional de Pessoas Colectivas de Lisboa,  pelos seus fundadores Camacho Matos e Horácio Ferreira, e tem sede em Sesimbra.

A TCOP tem o número de pessoa coletiva 509438156 e a sua Marca Nacional registada no INPI, pelo que a utilização indevida da sua designação e sinal é passível de ação judicial.

A TCOP tem como objetivo a prática, o ensino e a formação de técnicas de defesa pessoal do seu próprio sistema defensivo, a TCOP System, e usa os princípios da defesa pessoal israelita, de forma a explorar as atitudes e movimentos naturais das pessoas, de modo a encontrar a forma mais rápida, simples e eficaz de resolver uma situação hostil. Este método permite através de uma contínua formação e treino, um alto nível de eficácia em situações de stress, num curto espaço de tempo.

A TCOP tem o seu Departamento Técnico constituído por Instrutores nas áreas da Defesa Pessoal Policial e Civil e certificados nacionalmente, para além das certificações internacionais, com o Título Profissional de Técnico de Exercício Físico, do IPDJ, Certificado de Competências Pedagógicas de Formador, do IEFP, assim como o curso de SBV+DAE, creditado pelo INEM e DGERT.

A TCOP tem o seu próprio programa técnico e sistema de graduações, pelo que o ensino ou formação  da prática das técnicas de Defesa Pessoal, sob a designação de TCOP System, só pode ser efetuado sob a responsabilidade de um Instrutor credenciado pelo Departamento Técnico e devidamente autorizado pela Direção conforme Regulamento interno.

A TCOP dá formação específica tanto a civis, como a elementos das forças de segurança, segurança privada e outras profissões de risco. Para o efeito a TCOP ministra cursos direcionados conforme as funções exercidas. 

Contacte-nos para info@tcop.pt e obtenha a informação que pretende.

A Defesa Pessoal Israelita

Utilizado pelas principais forças e serviços de segurança do mundo inteiro (MOSSAD, FBI, CIA, etc.) e com eficácia provada em confrontos reais, o Sistema Defensivo Israelita (Krav Maga) enquanto sistema de defesa pessoal para o cidadão comum revela-se de grande utilidade para quem quer aprender a se defender de forma eficaz e rápida, aumentando assim os seus níveis de autoconfiança e proteção pessoal.

Este é o único sistema de combate reconhecido no mundo inteiro como sistema de defesa pessoal, uma vez que a sua aplicação não está sujeita a regras, ou seja, não se trata de um sistema de desporto de combate,mas sim de um sistema de formação de Defesa Pessoal de âmbito particular ou profissional.

Na TCOP, os seus praticantes aprendem a se defender contra-atacando de forma eficaz e poderosa, sem hesitar, nos pontos sensíveis do agressor, tais como olhos, garganta, órgãos genitais e outros, através da simulação de situações reais.

Pensar com simplicidade e agilidade são fatores determinantes. A preocupação da eficácia sobrepõe-se às preocupações estéticas da maioria das artes de marciais. No caso da TCOP System, é importante saber usar as técnicas de defesa pessoal em situações de necessidade premente. Quando a vitima tiver completo domínio sobre si e das técnicas, pode usar este sistema para evitar desfechos mortais ou danos físicos irremediáveis para si ou para terceiros.

Na procura da eficácia, a TCOP System mantém-se aberto a evoluções técnicas, sempre e quando os princípios de eficácia, rapidez, simplicidade e autoconfiança sejam respeitados.

A diferença básica entre a formação civil e a formação policial, é que o civil pode optar por evitar determinadas situações, enquanto que as forças policiais, têm de lidar com situações em que têm de utilizar  técnicas de neutralização, controlo e uso da força sempre de acordo com o estatuído na lei nacional.

TCOP - 2012 - Todos os Direitos Reservados